mais sobre mim

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Para mais informações

grupoapbarreiro@sapo.pt
Quinta-feira, 15 de Maio de 2008

Proposta para o Futuro do Barreiro

 

Decidimos, como indicado num post anterior, substituir o projecto de requalificação do Pingo Doce por um mais abrangente, à escala de toda a cidade. O projecto do centro comercial não está aqui representado tão detalhadamente como inicialmente proposto mas apenas indicado.

 

O grupo reuniu-se e fez uma recolha e representação no Google Earth dos edifícios que considera como os maiores impulsionadores culturais na cidade do Barreiro.

Após tê-los documentado reflectiu sobre que infra-estruturas poderiam ser reutilizadas, recuperadas ou construídas, tendo em conta as potencialidades dos espaços, a sua localização e acessibilidade geográfica.

Para os locais seleccionados indicámos um determinado tipo de edifício com funções culturais específicas, que nos pareceram estar em maior défice na cidade.

Idealizamos o Barreiro como uma cidade com algum destaque em actividades Artístico-Culturais, num futuro próximo.

   Devido à sua localização, junto a Lisboa, poderíamos estimular a que não fosse apenas a Margem Sul a deslocar-se à Capital para ver exposições de Arte ou Espectáculos. Gostaríamos também de trazer os visitantes/habitantes da Capital ao Barreiro, de modo a criar uma maior interacção cultural entre as duas cidades. No fundo criar novas oportunidades para os artistas locais e jovens estudantes.
 

 

Organizámos o nosso projecto em quatro áreas distintas, traduzidas no vídeo abaixo públicado em, rotas:

 

- Rota de Lazer

Na rota de Lazer colocámos dois projectos. Sendo o primeiro uma proposta para a criação de uma loja de artigos específicos das Artes Plásticas ou Dança e o segundo um Espaço Multimédia.

1º Projecto - Loja Artes Plásticas/Dança:

Colocámo-la junto à estação dos barcos e comboios por ser um local de fácil acesso e de grande afluência de pessoas.

Optámos por propor esta loja porque para os alunos de artes ou de dança, sempre que precisam de um artigo mais específico têm de se deslocar a Lisboa para o comprar.

Criando aqui esta loja, aumentávamos as alternativas, para que todos os estudantes da Margem Sul se pudessem abastecer de materiais específicos sem ter de atravessar o rio.

2º Projecto - Espaço Multimédia:

Está situado no centro do Barreiro Velho, num centro comercial com vários cafés muito frequentados por jovens estudantes.

 Apesar de existir um centro de estudos no Espaço J e na Biblioteca Municipal, em época de exames todos estes espaços ficam lotados e muitos dos jovens acabam por optar por estudar na esplanada. Esta proposta vai de encontro ás suas necessidades, por isso unimos as duas coisas e propomos a criação de um café nesse Centro Comercial que permitiria aos jovens estudar e ter acesso à Internet num ambiente confortável e mais descontraído.

 

- Rota de Galerias

Para completar esta rota apenas acrescentámos um novo projecto e documentámos as preexistências.

 3º Projecto - Galeria e Sala de Leilões:

Este é segundo dos três projectos para a requalificação do Centro Comercial Pingo Doce que, como já explicado, com a criação do novo fórum, ficará desvalorizado e sem ocupação de lojas, como aliás, já quase se encontra de momento.

Projectámos a Galeria e Sala de Leilões para este local pelo facto de ser um espaço grande e, como referido anteriormente, de fácil acesso.

Existem algumas galerias no Barreiro com qualidade e boas instalações mas, o que é um facto, é que não existe nenhuma das dimensões da que poderia ser criada no Pingo Doce. Uma galeria com extensões que permitissem reunir todos os artistas numa só exposição, criando um trabalho final com muito maior visibilidade do que teriam exposições individuais. Pois, muitas das vezes, apenas se fazem exposições individuais pelas dimensões do espaço não suportarem uma conjunta.

A sala de Leilões permitia-nos evidenciar as obras. Atraindo pessoas de fora a visitar e comprar as obras em exposição. Dando outra dimensão ao evento, servindo de rampa de lançamento para os artistas locais.

Preexistências:

- Cooperativa Cultural

- Galeria Municipal

- Auditório Municipal Augusto Cabrita

 

- Rota de Salas de Espectáculo

Para esta rota não fizemos nenhum projecto porque nos pareceu que, para as dimensões da cidade não se justificaria projectar, a curto prazo, um novo espaço de espectáculos. Tendo em conta que, o Auditório Municipal Augusto Cabrita é um excelente espaço, foi construído há relativamente pouco tempo e já nos permitiu criar outra vida Cultural e dinâmica em torno dos projectos de teatro Amador, Profissional, de dança, concertos de música e também dentro das Artes Plásticas. Não nos pareceu urgente implementar outro edifício semelhante na cidade

Preexistências:

- Beejazz Cafe (Bar de Jazz, com concertos Semanais)

- Teatro Municipal

- Auditório Municipal Augusto Cabrita

 

- Rota de Centros de formação Artística

Para completar esta rota propomos duas novas infra-estruturas sendo uma delas uma Escola de Dança e a outra um Instituto Superior de Artes Plásticas.

4º Projecto - Escola Superior de Dança Clássica e Contemporânea:

Este é o último dos três projectos para a requalificação do Pingo Doce. Mais uma vez referimos a sua excelente localização e acessibilidade. Mas talvez o principal motivo para a criação desta escola neste local, seja a possibilidade de aproveitamento dos Espaço amplos do Centro Comercial, onde se podem dar aulas de dança a dezenas de alunos sem interferência de paredes ou pilares.

Achamos que é de extrema urgência criar oportunidades tanto de emprego como de formação aos Bailarinos Portugueses. São poucas as Escolas de Dança por todo o país e esta não é, de forma alguma, uma expressão Artística que deva ser desvalorizada, bem pelo contrário.

Por estes motivos gostaríamos de proporcionar aos estudantes Portugueses mais um centro de aprendizagem, que não teria necessariamente de ser de ensino superior poderia ser apenas uma escola de formação profissional ou algo semelhante.

5º Projecto - Escola Superior de Artes Plásticas:

Esta escola pretende, mais uma vez, substituir as insuficiências de centros de formação artística em Portugal.

Situa-se na zona Industrial, perto da Papelaria Universal (a maior papelaria do Barreiro, já com alguns materiais bastante específicos e técnicos) e do antigo edifício da Escola Superior de Tecnologias do Barreiro.

É um local de acesso fácil e onde nos parece existir uma maior área, junto ao Centro do Barreiro, para poder fazer uma construção da envergadura que esta Faculdade exigiria.

Preexistências:

- Bee Jazz (escola de música Jazz)

- Os Franceses (escola de dança Clássica)

- ArtEsfera (centro de formação em Artes Plásticas)

O vídeo que se segue ilustra todas as propostas acima descritas, para que melhor as consigam situar no espaço.

 

 

Diz-nos o que pensas sobre este projecto

   

 
sentimo-nos: de olhos postos no futuro
publicado por barreirocriativo às 22:58
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Paulo Freixinho a 17 de Maio de 2008 às 01:58
Excelentes projectos!
Boa sorte para que se tornem numa realidade.

Só uma achega... e os moinhos de Alburrica? Não poderiam eles fazer parte de um dos roteiros, não se esqueçam do artesanato... não percebo como é que ainda ninguém aproveitou as potencialidades dos moinhos...

Penso que apostar na cultura com criatividade será a única forma de colocar o Barreiro apetecível para os nosso vizinhos de Lisboa, Almada e Setúbal.

Comentar post

pesquisar

 

posts recentes

O Barreiro daqui a 15 ano...

Esboços

Agenda Cultural de 2 a 9 ...

Pedro e o Lobo

Tree Parade 2008

Rock in Cascos

Concurso E.S. Casquilhos ...

Feira Pedagógica VII

Esboços

Agenda Cultural de 26 a 2...

Concurso "Young People an...

Tree Parade 2008

Agenda Cultural de 19 a 2...

Proposta para o Futuro do...

Esboços

Exposição de Paulo Freixi...

Agenda Cultural de 12 a 1...

Actualização do quadro de...

Fim de Linha

5ª edição do Out Fest - B...

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds